O CUSPO DA REVOLTA

esperança

Faz tempo que eu não escrevia, não por não ter tempo, desse tenho de sobra, bem, não é assim tanto mas a verdade é que ando ocupado com um outro projeto pessoal, um projeto adiado que espero, finalmente, concretizar mas para já, gostava de deixar aqui umas palavras dedicadas á nossa seleção.

O pessimismo anda no ar… é natural, eu próprio estou a escrever no sentido de apaziguar o nervosinho miúdo que estou a sentir. Sabem, a seleção diz-me muito… já em criança, o futebol dizia-me pouco, um pouco á imagem do meu filho, eu não tinha paciência para ver futebol, preferia de longe o D’ artacão… foi no campeonato do mundo de juniores disputado em Lisboa que me estreei realmente a ver futebol na tv, foi aí que comecei a apreciar o desporto rei, a geração de Rui Costa, o tal que o presidente do Sporting não conhece, de Luís Figo, de João V. Pinto e afins… Foram eles que me fizeram acreditar que no futebol tudo é possível, basta acreditar, enfim, basta sentir a força do querer…

A verdade é que, á semelhança de milhões de portugueses, a minha fé está num nível muito baixinho, custa manter a chama acesa depois daquela estreia no Mundial. Mas… porque tem que haver sempre um mas, esforço-me por dizer que é possível, que o jogo com a Alemanha foi uma falsa partida e que, na dificuldade, estes jogadores, estes homens que nos representam vão levantar a cabeça e vencer a adversidade, contra tudo e contra todos quantos estejam descrentes, eu incluído…

Sabemos que o futebol se tornou um negócio para megalómanos, que outros valores hoje se levantam que não aqueles apenas tidos ao campo de jogo. Essa será, provavelmente, a grande dificuldade com que se depara Portugal, um pouco á semelhança do estado do país em geral em relação a uma Europa que nos engole e nos cospe na cara uma e outra vez. Já fui cuspido por isso conheço bem a sensação, o sentimento de humilhação é algo que nos rebaixa… É assim que a seleção de Portugal se sente, desde os jogadores ao staff técnico, todos sentem que os portugueses lhes cuspiram na cara.

Podem crer que vai haver revolta, de que forma esta se vai manifestar não consigo prever mas quero acreditar que esta será uma revolta “á la Suécia”…

Queria deixar uma palavra para homenagear Rui Costa, o tal que o presidente do Sporting conhece, por mais um feito histórico… são estes momentos que fazem o nosso orgulho florescer e nos faz acreditar que tudo é mesmo possível.

Que as sensações voltem… Força Portugal!!

Boa noite!

Deixe uma Resposta

