O natal de todos nós

natal

Eis a época natalícia!

O Natal está á porta, as últimas compras estarão ainda por fazer pois há sempre alguém que fica esquecido… não sendo por mal, acontece.

As luzes brilham na rua, “que se lixe a Troika!” terão dito os líderes municipais. Ainda bem que é assim. O Natal já está ensombrado que chegue… Mas não vou estragar a boa onda que espero trazer aqui com politiquices, há 364 dias mais para o fazermos. Amanhã é a noite de Natal, é altura de reunirmos com a familia, de esquecer quezílias antigas, de vermos a árvore de natal a iluminar os olhos das nossas crianças com as suas prendinhas amontoadas. É altura de sermos felizes, não seja que por um dia, uma noite, algumas horas de paz e comunhão.

Devo dizer que não sou propriamente adepto de festas sejam elas quais forem mas o Natal é, de facto, especial. Adoro passear a cidade com as suas ruas iluminadas, ver as pessoas num corropio para ultimar os preparativos, adoro ver os sorrisos estampados nos seus rostos. Muitas casas vão ter uma noite de coisinhas boas, o bacalhau na mesa(para quem é adepto), talvez o peru, á americana, o camarão, as filhozes quentinhas, enfim, mesas soberbas se estarão a preparar… mas não será para todos.

Há 4 anos passados, o natal foi passado no Hospital Pediátrico de Coimbra, perto de outras famílias com a mesma sina que a nossa. Não foi um natal alegre, foi o possível… é para eles que o meu pensamento se dirige, para todas essas famílias que não podem festejar este natal no conforto das suas casas, principalmente para todos aqueles pequenos heróis que nada pediram ao Pai Natal que não seja a remissão das suas maleitas. Também para todos aqueles profissionais que sacrificam os seus natais para darem algum conforto a estas famílias que não pediram para estar ali.

Também penso em todos aqueles que não podem estar conosco, o meu irmão em França, o meu amigo Patrick a refazer-se de um enfarte, a minha “familia” Mcdonalds espalhada por essa europa fora, enfim, e mais, e mais…

Penso no meu sogro, que já não se encontra entre nós, alguém que me marcou para toda a vida. Lembro-me sempre do seu abraço, um par de semanas antes de falecer, já bastante doente. Nunca me esquecerei do dia em que ele me abraçou, de surpresa, e me segredou ao ouvido: ” Emanuel, tens um nome muito bonito, gostei muito de te conhecer.” A surpresa foi geral , não compreendi o porquê daquilo. Vim a perceber mais tarde….  è inevitável que pense nele nestes dias… Ele adorava a sua família. Se alguma vez conheci um santo na vida, garanto-vos que foi esta pessoa. E não fui o único. A comoção foi enorme por parte de todos aqueles que o conheciam, de quem lhe fez bem e de quem lhe fez mal, nunca guardava rancor de ninguém, só por isso ele era uma pessoa que eu nunca serei. Nunca tinha visto tantas pessoas num funeral… ele deixou saudades a todos aqueles que tiveram a sorte de o conhecer, eu incluído. Pensamentos bons atraem bons sentimentos que, por sua vez, atraem uma vida iluminada acompanhada de boas pessoas. É isto que sinto quando penso no meu sogro, é a marca e a lição que ele deixou em vida.

Este é o ano em que uma figura marcante, para milhões de pessoas, também nos deixou. Nélson Mandela já não está mas deixa uma marca entre todos nós. Não fosse o episódio anedótico do tradutor esquizofrénico e, provavelmente, o seu funeral teria sido um exemplo do quanto este homem marcou uma época. Obrigado Madiba, pelo exemplo que foste para todos nós….

Despeço-me desejando um sincero natal feliz para todos vós, sejam felizes…

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” – Nélson Mandela

a música que deixo aqui é para o meu pequeno Simão que já foi ao cinema e adorou… o filme e as pipocas🙂

[https://youtu.be/PIh6-aD-Cc0]

Boa noite… e Feliz Natal!

Deixe uma Resposta

