E se não fosse assim… como seria?

amizade 1
O que vale uma amizade? depende do ponto de vista… Hoje vi, creio, pela 4ª vez o “Lost in Translation”, é um filme magnifico. Sim, eu sei, ver 4 vezes um filme? Que dizer de quem assistiu 5,6,7 vezes o “Titanic”? a pagar bilhete… Não dei o meu tempo como perdido, é daquelas histórias que me fazem gostar de cinema, mais, é daquelas histórias que me fazem acreditar que é possível fazer amizades que contem nas nossas vidas, que não exijam trocas de favores, enfim, quando há troca… Muitas vezes nem isso podemos dizer. Sabem do que falo..
faço já um pequeno resumo: um ator de meia-idade, aborrecido com a vida que leva, vai ao Japão fazer um anúncio. Aí encontra uma jovem, casada com um fotógrafo mas que acaba por se encontrar sozinha devido ao trabalho do seu jovem marido que o obriga a ir a outra zona do Japão. Depois de se encontrarem, ambos encetam um relacionamento de descompressão espiritual, de compreensão mútua numa terra onde as dificuldades de comunicação são por mais evidentes. Esta amizade vai-se afirmando á medida que o tempo passa, nas muitas horas de nada fazer que ambos dispõem e que os leva a uma aproximação no limiar do amor…
Digo eu, qual será a linha que separa a amizade do amor? não será evidente… Alguns de vocês já terão estado envolvidos em confusões sentimentais desta natureza, a ideia de ferir uma pessoa de quem gostamos não é agradável e bem pior é sermos nós quem cruzemos a dita linha. Então como podemos evitar este tipo de situações? por experiência própria digo-vos: não podem! Podem sim, encarar estas situações como um processo de evolução, não entrando na rota dos rancores. Acreditem, o tempo e o espaço farão o resto… poderão afastar-se mas se a amizade for verdadeira, ela fará com que se reaproximem. Esta é uma certeza que tenho como adquirida… A amizade no seu estado puro pode equiparar-se a uma relação de amor, indiferente de ser homem ou mulher, faz com que nos preocupemos pelas pessoas como se de familiares próximos se tratassem,  faz com que choremos as suas perdas ou os seus azares, faz-nos fazer pequenas “loucuras”.
Então o que vale uma amizade? Eu diria que, a minha vida sem certas pessoas, seria uma vida bastante solitária…
Boa noite!